8 SET

Nossa vizinha, a Praia do Santinho em Florianópolis

Date: 08/09/2016

Author: Mayra Favareto

Olá pessoal!

O que estão achando do blog? Hoje vou falar um pouquinho sobre a nossa vizinha, a Praia do Santinho que fica a 4 quilômetros da Pousada Favareto.

A praia se tornou internacionalmente conhecida por causa do Resort Costão do Santinho eleito 7 vezes o melhor resort de praia do Brasil, mas não é só isso.

Com 2km de extensão, grande faixa de área branca e mar agitado, a Praia do Santinho, também considerada a mais limpa do Brasil, é local indicado para pratica de surf.

No post anterior eu comentei das dunas dos Ingleses que vai cair no Santinho, é um ótimo passeio e você vai chegar no canto esquerdo da praia, lá não tem estrutura e é quase deserta, bastante frequentada pelos surfistas e por aqueles que querem praia com mais sossego.

Já no costão direito da praia é onde tem o Resort, restaurantes, quiosques e consequentemente mais agito. Lá você também encontrará um acervo de belas inscrições rupestres feitas por caçadores e pescadores, algumas com cerca de 5 mil anos de idade. Vale a pena passear por lá, além da história do local, tem um lindo visual de praia.

Ainda no costão direito após passar as inscrições rupestres, um pouco mais em frente, existem duas trilhas, a do lado esquerdo costeia o Morro das Aranhas até a praia do Moçambique e outra, do lado direito, é o acesso que você sobe o morro até o topo e lá de cima um visual incrível do Norte da Ilha de Florianópolis, dá para ver bem as Praias do Santinho, Ingleses e Moçambique, é maravilhoso! As fotos dos visuais são do topo da trilha.

Com duração de aproximadamente 1 hora, é uma trilha de fácil acesso, está bem sinalizada e tem aproximadamente 2 quilômetros de subida, com um nível de dificuldade médio mas que para mim que sou sedentária a dificuldade foi maior(rsrs) mas nada que umas paradinhas durante a subida não recuperassem o fôlego. Ah e para quem não é muito fã de sol, todo o seu percurso é coberto pela Mata Atlântica.