2 OUT

Barra da Lagoa e a trilha para a Prainha e as Piscinas Naturais

Date: 02/10/2017

Author: Mayra Favareto

Saindo da Praia dos Ingleses, 20km em direção ao leste da Ilha e logo após a deserta Praia do Moçambique você passará pelo acesso a Praia da Barra Lagoa.

Considerada o maior núcleo pesqueiro da cidade, a Barra da Lagoa ainda preserva a característica açoriana, e apesar das ruas estreitas, tem uma boa estrutura, com muitos restaurantes.

É na Barra que está situada a única base do Projeto Tamar do sul do pais, projeto este que desenvolve um trabalho de conservação e manejo das tartarugas marinhas existentes no Brasil.

Apesar de ser uma praia de mar aberto, o mar é tranqüilo, pois a correnteza do canal existente lá, liga as águas da lagoa com o mar, barrando as fortes ondas, tornando-as suaves e excelentes para quem deseja iniciar a pratica do surf.

No canal da Barra você também terá a possibilidade de praticar SUB e ainda é possível (e recomendo), dar uma esticada até à Prainha da Barra e às famosas piscinas naturais. É bem fácil chegar até lá, basta você atravessar a ponte sobre o canal e virar a esquerda, depois é só seguir as placas.

Você terá de caminhar pelas estreitas ruas até chegar a Prainha, mas não desista, siga a trilha por mais ou menos uns 15 minutos e você será recompensado por um belo visual e um recanto de pedras com águas cristalinas. Mas preciso ser sincera com vocês, não espere sombra, conforto ou qualquer tipo de estrutura por lá, ao chegar, encontre uma boa pedra, estenda sua toalha e contemple o lugar, se você gosta de beleza natural não vai se arrepender.

Procure ir num dia com mar calmo, pouco vento e vá quando a maré estiver baixa. Além disso, escolha um dia com o tempo bem aberto para que as águas estejam mais límpidas, da ultima vez que eu fui a água não estava tão cristalina mas mesmo assim foi maravilhoso.

Não aconselho ir com crianças pequenas, além da trilha, por ficar em um costão e ter várias pedras, tem que tomar cuidado ao se banhar pois algumas pedras são escorregadias.

Tente chegar cedo, principalmente em alta temporada, e evite deixar o carro estacionado na rua. Infelizmente, furtos nos carros estacionados nas ruas são freqüentes na região.

Depois me contem se gostaram.